sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ato de Confiança em Deus

Esta é uma das orações mais belas e profundas sobre a virtude da esperança, escrita por São Cláudio de la Colombière, jesuíta e confessor de Santa Margarida Maria Alacoque (a vidente do Sagrado Coração de Jesus).

Ato de Confiança em Deus

Meu Deus, estou tão convencido de que velais sobre aqueles que esperam em Vós, e de que nada pode faltar a quem de Vós tudo espera, que resolvi viver, no futuro, sem nenhuma ansiedade, descarregando em Vós todas as minhas preocupações.

Os homens podem despojar-me dos bens e da honra; as doenças podem tirar-me as forças e os meios de Vos servir; eu próprio posso perder a vossa graça pelo pecado; mas nunca, nunca perderei a minha esperança; guardá-la-ei até ao último suspiro da minha vida, e serão inúteis todos os esforços dos demónios para m’a arrancar.

Que os outros esperem a sua felicidade da riqueza ou dos seus talentos; que se apoiem na inocência da sua vida, no rigor da sua penitência, no número das suas boas obras ou no fervor das suas orações. Quanto a mim, Senhor, toda a minha confiança é a minha própria confiança; esta confiança nunca enganou ninguém.

Por isso, tenho a absoluta certeza de que serei eternamente feliz, porque espero firmemente sê-lo, e porque é de Vós, meu Deus, que o espero.

Bem conheço, e sei por demais, que sou frágil e mutável; sei quanto as tentações podem contra as virtudes mais firmes; vi caírem as estrelas do céu e as colunas do firmamento; mas nada disso me pode fazer desanimar. Enquanto eu esperar, estarei a salvo de toda a infelicidade; e estou certo de que esperarei sempre, porque espero também esta super-esperança de Vós.

Enfim, estou seguro de que nunca será demais o que de Vós espero, e de que nunca terei menos do que aquilo que tiver esperado. Assim, espero que me sustentareis nas mais fáceis dificuldades, que me defendereis nos mais violentos assaltos e que fareis triunfar a minha fraqueza sobre os meus mais temíveis inimigos.

Tenho tanta confiança de que me amareis sempre, que também eu, por minha vez, Vos amarei para sempre. E para levar ao mais alto grau esta minha confiança, ó meu Criador, eu espero-O de Ti mesmo, pelo tempo e pela eternidade.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário