Ato de Confiança em Deus
Meu Deus, estou tão convencido de que velais sobre aqueles que esperam em Vós, e de que nada pode faltar a quem de Vós tudo espera, que resolvi viver, no futuro, sem nenhuma ansiedade, descarregando em Vós todas as minhas preocupações.
Os homens podem despojar-me dos bens e da honra; as doenças podem tirar-me as forças e os meios de Vos servir; eu próprio posso perder a vossa graça pelo pecado; mas nunca, nunca perderei a minha esperança; guardá-la-ei até ao último suspiro da minha vida, e serão inúteis todos os esforços dos demónios para m’a arrancar.
Que os outros esperem a sua felicidade da riqueza ou dos seus talentos; que se apoiem na inocência da sua vida, no rigor da sua penitência, no número das suas boas obras ou no fervor das suas orações. Quanto a mim, Senhor, toda a minha confiança é a minha própria confiança; esta confiança nunca enganou ninguém.
Por isso, tenho a absoluta certeza de que serei eternamente feliz, porque espero firmemente sê-lo, e porque é de Vós, meu Deus, que o espero.
Bem conheço, e sei por demais, que sou frágil e mutável; sei quanto as tentações podem contra as virtudes mais firmes; vi caírem as estrelas do céu e as colunas do firmamento; mas nada disso me pode fazer desanimar. Enquanto eu esperar, estarei a salvo de toda a infelicidade; e estou certo de que esperarei sempre, porque espero também esta super-esperança de Vós.
Enfim, estou seguro de que nunca será demais o que de Vós espero, e de que nunca terei menos do que aquilo que tiver esperado. Assim, espero que me sustentareis nas mais fáceis dificuldades, que me defendereis nos mais violentos assaltos e que fareis triunfar a minha fraqueza sobre os meus mais temíveis inimigos.
Tenho tanta confiança de que me amareis sempre, que também eu, por minha vez, Vos amarei para sempre. E para levar ao mais alto grau esta minha confiança, ó meu Criador, eu espero-O de Ti mesmo, pelo tempo e pela eternidade.
Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário